top of page

Abril...

  • csppbemposta
  • 14 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

No dia 3 de abril decorreu a final do torneio de sueca, no salão da junta de freguesia de Carregosa. Foram à final o Sr. Fausto Silva e o Sr. Joaquim Marques uma vez que o Sr. Manuel Soares não pôde ir. Apesar de não vencermos, o Pinheiro da Bemposta recebeu um diploma por ter sido a freguesia com mais elementos a participar.

No dia seguinte, seis elementos foram ao Torneio de Boccia no Centro Lúdico.

No dia 6 celebrou-se o Dia Mundial da Atividade Física com uma mega aula de ginástica e uma caminhada. Não fomos a esta última por estar um dia muito quente e ser já tarde quando iniciou a caminhada. No entanto os nossos seniores gesticularam e dançaram...

A Via-sacra, atividade interinstitucional, decorreu na Igreja de Fajões. Como estava bom tempo, no final lanchámos no espaço exterior.

Para celebrar a Páscoa, a cozinha d’avó ofereceu a cada utente e colaborador um folar, como já vem sendo costume.

No Domingo de Páscoa, teve-se o cuidado de enfeitar uma mesa e a entrada da Casa para receber o Compasso. O almoço também foi melhorado!

No dia 17 esteve connosco a Vera, nossa conterrânea, que nos veio ensinar alguns movimentos relacionados com a prática do Yoga. Os nossos seniores gostaram da experiência e a Vera prometeu voltar.

No dia 18 tivemos uma ensaio, nós, S. Martinho, Cucujães, a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis e Ossela, para atuar no «Espectáculo de Igual para Igual». Este realizou-se no Cineteatro Caracas, no dia 20, com várias instituições do concelho e com o objetivo de focar a importância da igualdade. Foi um espectáculo bonito e os nossos seniores estiveram bem.

No dia 19 de abril, dentro também do programa Azeméis Social, fomos à Estalagem S. Miguel ao «Aqui há Dança», dinamizado pelo Centro Lúdico, com a participação do Rui Amorim.

No dia 21, celebrou-se a véspera do Dia Mundial da Terra com a identificação, pelas crianças da salas dos 5, do Patronato, dos legumes já plantados na nossa horta, e com a plantação de duas oliveiras.

No dia 26 fomos à Dancetaria Turol, como já aconteceu noutros anos, em que as instituições de seniores são convidadas para uma tarde de Primavera, em que cada pessoa tem de levar um elemento alusivo a esta estação do ano. Levámos cerca de 25 utentes que abrangeram as várias repostas sociais.

No Projeto avós para netos, neste mês de abril, fizemos com as crianças das escolas primárias e Patronato uns paraquedistas... as crianças divertiram-se a lançar o paraquedista e os seniores gostaram de assistir ao momento.

Ao longo do mês trabalhou-se na Horta, plantamos cebolo oferecido pela nossa voluntária D. Antónia, pela filha da D. M.ª Adelaide e pela Zeza, espinafre - oferecido pela nossa Enfermeira Catarina, tomates - alguns deles oferecidos pela D. Leonor, e outros produtos comprados pela animação - alfaces, couve penca, couve rosa, couve flor, beterraba, pepino, beringela e corgete.

O nosso projecto da verticalidade continua em pé.

Já temos o corrimão na sala de atividades. Já foi dado a conhecer aos nossos seniores mais dependentes para quando os dias estiverem menos bons poderem utilizá-lo.

Na cozinha d'avó fizemos os nossos biscoitinhos de laranja com as crianças do ATL da Escola da Areosa, no periodo de férias de Páscoa.

Depois da visita que fizemos à escola para fazer os paraquedistas ficou combinado um dia para eles virem com as nossas avózinhas. Gostaram de pôr a mão na massa, de se encherem de farinha e de provar várias vezes o resultado do seu trabalho.

Numa das várias sextas fizemos os bolinhos de S. Paio (de maçã) e tivemos um novo ajudante, o Sr. Armindo Pires.

Na atividade dedos mágicos entre outras coisas, fizemos o painel da Primavera...

... modificámos o cantinho do artista - agora com pinturas dos nossos seniores...

... tentámos fazer uns ovos da Páscoa originais mas a experiência não correu bem.

Também pintámos copos de iogurte para fazermos maracas para os nossos instrumentos musicais.

As nossas aulas de ginástica com a professora Elisabete têm mais adeptos.

Jogámos o bowling, o boccia, as latas, o tiro ao alvo...

Na resposta social de apoio domiciliário continuámos com a musicoterapia, os utentes são muitos e para trabalharmos com todos é preciso tempo...


 
 
 

Comentarios


Featured Posts

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Recent Posts

Archive

bottom of page