top of page
 
 

   O Centro Social Paroquial de Pinheiro da Bemposta é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, inscrita na DGSS em 17 de Julho de 1990. Funciona em edifício próprio, construído de raiz,  primeiro com um edifício de pouco mais de 500 m2 e hoje, com a sua ampliação para o Lar de Idosos, ocupando uma área de 2.515 m2. É um edifício dotado de todos os requisitos necessários para a actividade da Instituição. Está devidamente aprovado pelas diversas entidades, designadamente a Câmara Municipal, a Delegação de Saúde, a Segurança Social, os Bombeiros e a Protecção Civil. Está servido de gás natural e dispõe de posto próprio de transformação de electricidade. Tem ainda uma grande área destinada a zona verde,  que há-de ser arborizada, pois todo o terreno do que era o passal da igreja, com  4.890 m2,  foi afectado ao Centro Social. Foi um enorme investimento para a Freguesia.  A construção dos edifícios e o seu equipamento em mobiliário, cozinha, lavandaria e rouparia, as viaturas e todos os bens indispensáveis ao funcionamento da Casa, já vão muito próximo dos dois milhões de euros. Iniciou a sua actividade no dia 13 de Outubro de 2003, nas Valências de Apoio Domiciliário e Centro de Dia para idosos, com capacidade instalada para 30 utentes em cada uma das valências, completamente preenchidas.

   Em 5 de Novembro de 2011 foi inaugurado o Lar de Idosos, com capacidade para 26 utentes e desde finais desse mesmo mês que estamos já a prestar serviços nesta Valência.

   Cumpre a sua Missão através dum trabalho permanente, procurando:

 

  • Colaborar com a família na melhor resposta social às necessidades dos idosos

  • Proporcionar o equilíbrio psico-social do idoso

  • Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento

  • Favorecer os sentimentos de segurança e auto-estima

  • Respeitar a independência, individualidade e privacidade dos utentes

  • Promover a continuidade ou reactivação das relações familiares e/ou de vizinhança

   Celebrou em 30 de Setembro de 2003 Acordos de Cooperação com a Segurança Social, para as seguintes Respostas Sociais:

- Apoio Domiciliário em dias úteis;

- Apoio Domiciliário em 7 dias por semana (incluindo Sábados, Domingos   e Feriados);

- Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI);

E em 5 de Novembro de 2011 celebrou novo Acordo de Cooperação para a nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), para 26 Utentes passando posteriormente para 35.

   A capacidade da Instituição está completamente esgotada em todas as suas  Valências, de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e  Lar.

   Temos um quadro de pessoal de 23 pessoas e temos também a colaboração de vários voluntários.

   As suas fontes de financiamento são as comparticipações da Segurança Social, as mensalidades dos utentes e donativos de particulares, isoladamente ou através da Liga dos Amigos,  e as receitas de diversas iniciativas espontâneas da população e de Amigos da Instituição, sensíveis ao relevante papel social que desempenha.           

Armindo Nunes

História

Primeiro Ministro da República
bottom of page